domingo, 14 de setembro de 2008

Simplificando o Marketing nos Pequenos Negócios - Parte 1

Muito já foi falado e escrito sobre Marketing, mas ainda é expressivo o número de pessoas que não entende o seu significado. Talvez pelo fato de nem sempre ter sido abordado de forma clara e objetiva, é visto como algo caro ou inatingível para os pequenos negócios, e que só as grandes empresas podem acessar. O que se pode observar é que grande parte das definições hoje utilizadas a respeito do Marketing, é voltada para especialistas, e não para aqueles que buscam um conhecimento básico sem que seja necessário passar por cursos universitários e especializações.
Sendo assim, torna-se fundamental disseminar nos meios empresariais, através de mecanismos simples e objetivos, a importância do Marketing, focando sua importância, seus métodos, processos, abrangência, independentemente do tipo ou porte do empreendimento, a que se destina.
Embora os pequenos empreendimentos possuam limitações orçamentárias de todas as ordens, não poderão sobreviver nos tempos atuais sem dispor de uma estratégia de mercado. A concorrência está cada vez mais acirrada, e os responsáveis por empresas de micro e pequeno porte têm que ter a consciência de que seus concorrentes estão por todos os lados, querendo a sua fatia de mercado.
São muitos os desafios que os pequenos negócios têm que enfrentar para se manterem no mercado. Desta forma o marketing passa a ser um forte aliado na conquista e manutenção de seus clientes, a partir do momento em que apresenta um conjunto de alternativas que contribuem para a consolidação do empreendimento.
Mas, para que se possa avançar no ambiente empresarial, é preciso, antes de mais nada, desmistificar algumas idéias que de forma equivocada se instalaram na mente das pessoas, ao longo dos anos a respeito do marketing, tais como: Marketing é venda, é propaganda, é gerenciamento, é comunicação, é serviço, é enganação, é coisa para grandes empresas, é caro, é inacessível para empresas de pequeno porte.
Nas postagens que se seguem, farei uma abordagem sobre o "composto mercadológico" ou "mix de marketing", e de que forma podem ser implementados nos pequenos negócios. Até lá!!

2 comentários:

Aguinaldo disse...

Olá, Sou micro empresário, gostei do que foi escrito, não tenho nenhum conhecimento de marketing, e estou a espera de novas postagens.
vlw

Unknown disse...

Olá, Juniar, tudo bem ?!
Parabéns pelo blog !
Tratar de alguns temas, como marketing, dentro do contexto de micro e pequenas empresas é uma tarefa árdua - mas, por isso mesmo, necessária.
Boa sorte !

Abs,
Carlos