sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Simplificando o Marketing nos Pequenos Negócios - Parte 4

Promoção, a comunicação ideal com seus clientes
A promoção é um dos quatro grandes elementos do composto de marketing da empresa.
Não basta apenas que as empresas produzam, definam seus preços e disponibilizem seus produtos no mercado. É necessário definir uma estratégia de promoção para o estabelecimento de uma comunicação saudável com seu público-alvo, para que ele fique sabendo que a empresa de fato existe e em quais condições oferece seus produtos. A seguir serão apresentados alguns instrumentos de promoção:

Instrumentos de Promoção

Existe uma vasta relação de instrumentos de promoção que estão à disposição da empresa com a finalidade de estabelecer uma comunicação persuasiva: Propaganda de espaço, propaganda com auto-falantes, mala direta, apresentações de vendas, demonstrações, selos comerciais, concursos, prêmios, amostras grátis, liquidações de preços, cupons, pôster e cartões, displays de ponto de vendas, literatura de vendas, catálogos, filmes, exposições comerciais, conferências de vendas, embalagem, publicidade do produto, publicidade da empresa, entre outros.

Principais componentes do composto de promoção:


I – Propaganda – qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado. Trata-se de um dos componentes mais importantes, chegando muitas vezes a se confundir com o próprio marketing.
Quando bem elaborada, a propaganda pode proporcionar uma venda expressiva do produto anunciado. Porém, dependendo da mídia utilizada, pode ser considerada a forma mais cara de promoção para a empresa. Como exemplos podem ser citados: espaços em revistas, televisão, outdoor, entre outros.
Para que o processo de comunicação seja realizado de forma satisfatória, a um custo compatível com a situação financeira dos pequenos empreendimentos, é necessária inicialmente a definição do público-alvo, para em seguida definir os canais apropriados.

II – Venda Pessoal – apresentação oral em um diálogo com um ou mais compradores, com o propósito de realizar vendas. A venda pessoal é a que mais interage com o cliente, colocando o vendedor e o comprador numa conversa direta, com troca de informações, opiniões e feedback. O vendedor é o intermediário da negociação entre a empresa e o cliente, fornecendo e colhendo informações pertinentes de ambos os lados. Esta modalidade exige do vendedor um conhecimento aprofundado tanto do produto quanto da empresa para que a venda seja efetuada com a maior segurança possível.

III – Publicidade – estímulo impessoal da procura para um produto, serviço ou negócio, pela divulgação de notícias comercialmente significativas sobre a mesma, numa mídia impressa ou apresentação favorável da mesma em rádio, televisão ou no palco e que não seja pago pela empresa. Isto implica uma preparação de relatos e reportagens de notícias da empresa ou do produto, e tenta fazer com que a imprensa se interesse em usá-los.

IV – Promoção de Vendas – aquelas atividades de marketing que não são de venda pessoal, propaganda ou publicidade, que estimulam as compras dos consumidores e a eficácia dos revendedores, tais como displays, shows, exposições, demonstrações e diversos esforços não periódicos de vendas que não se incluem na rotina normal.
Considerando os altos custos de outros componentes, a promoção de vendas pode ser definida como uma das alternativas mais adequadas para às micro e pequenas empresas.
Destacam-se como promoção de vendas os bônus de descontos, redução de preços, concursos, brindes, cupons, amostras grátis, coleções, liquidação, feiras, convenções, exposições, treinamentos, ofertas de novos produtos, descontos, patrocínios, entre outros.
É importante identificar qual destes instrumentos promocionais melhor se relaciona a sua atividade, ao porte da empresa e ao público-alvo que pretende atingir.

Nenhum comentário: