sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Simplificando o Marketing nos Pequenos Negócios - Parte final

O cálculo do preço, como fator de conhecimento das perdas ou ganhos nas empresas
O Preço é o único do composto de marketing que produz receita. Os outros elementos geram custos. O preço é também um dos elementos mais flexíveis do composto de marketing, porque pode ser rapidamente modificado. Existem várias maneiras de se determinar o preço de um produto ou serviço, que vão desde as formas tradicionais desenvolvidas, até os modelos teóricos que visam à maximização de lucro, ou o modelo que leva em consideração apenas os clientes finais da empresa. Porém, existem outros aspectos que devem ser consideradas: clientes intermediários, concorrentes, fornecedores, governo, e outros.
Formação do Preço:
Como era calculado anteriormente:
Ponto de partida = Produto - Custo - Preço - Valor - Consumidores
Como deve ser calculado atualmente:
Ponto de partida = Consumidores - Valor - Preço - Custo - Produto
Há ainda uma forma de calcular preço, baseado na concorrência. Ocorre quando uma empresa fixa seus preços baseados no que seus concorrentes estão cobrando. A característica que a distingue é que não procura manter uma relação rígida entre seus preços e seus próprios custos ou demanda. Grande parte dos gestores das micro e pequenas empresas desconhecem a importância e a forma de levantar os seus custos e determinar o preço de venda de seus produtos, e este desconhecimento pode ocasionar sérios prejuízos para seus empreendimentos.
Este é um tema que deveremos voltar a conversar posteriormente.
Aqui encerramos a nossa abordagem sobre os 4 "Ps", do Composto de Marketing, mas este tema não se esgota neste momento. Como falei inicialmente, existem ainda outros "Ps" que foram se agregando ao mix de mercado ao longo dos anos. Sugiro que leiam mais a respeito, e observem as diversas formas de aplicação destas ferramentas, especialmente nos empreendimentos de pequeno porte, que devido a sua estrutura enxuta e limitação de recursos financeiros têm que usar de muita criatividade na busca dos resultados.
Até breve!!

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