sábado, 20 de setembro de 2008

Simplificando o Marketing nos Pequenos Negócios - Parte 3

Praça, qual a trajetória do seu produto?

Complementando a abordagem acerca do composto mercadológico, desenvolvida na nossa conversa anterior, falaremos sobre o segundo “P” do mix de marketing, que é a “Praça”, também conhecida como ponto de venda ou canal de distribuição. Representa a trajetória que o produto percorre desde o fabricante até o consumidor final. Existem diversos tipos de canais: canais para bens organizacionais, canais para serviços, canais de distribuição múltiplos, e canais para bens de consumo. No caso dos bens de consumo, os produtos podem chegar ao consumidor através de quatro formas:

1º Canal – dois níveis (Produtor – consumidor final);
2º Canal – três níveis (Produtor – varejista – consumidor final);
3º Canal – quatro níveis (Produtor – atacadista – varejista – consumidor final);
4º Canal – cinco níveis (Produtor – atacadista – distribuidor – varejista – consumidor final).

Quanto maior o canal de distribuição mais distante fica o consumidor, ocasionando também um aumento no preço de venda final.
As decisões de canais de marketing tornam-se, portanto, entre as mais complexas que as empresas enfrentam, podendo variar desde a venda direta até a escolha de um ou mais intermediários, dependendo da estratégia que o produtor venha utilizar. A Distribuição é portanto, um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente.
Deve-se ressaltar a importância de se estabelecer um planejamento para definição do canal mais adequado para cada realidade.
Existem no mercado, especialistas que atuam diretamente com a administração dos diversos canais, como: distribuidores, grandes e pequenos varejos em todos os setores e segmentos, atacadistas, representantes comerciais, comércio eletrônico (lojas virtuais, B2B, B2C), vendas diretas, entre outros.
São vários os aspectos que devem ser considerados, no que diz respeito ao ponto comercial. Dentre eles destacam-se os seguintes:

I – Localização - diz respeito à cidade, região, acesso do cliente, além de outros aspectos como o preço do ponto, atração física do local, meio ambiente onde está localizada (fluxo de carros, ônibus, vizinhança). Na prática as pequenas empresas diferem das grandes empresas quanto à análise e investigação do potencial dos locais onde serão instalados seus negócios. Enquanto as pequenas empresas se apóiam apenas nos censos de população e em contagem simples de tráfego, as grandes realizam levantamentos minuciosos e dispendiosos dos hábitos de compras dos consumidores e volume de vendas estimado.
II – Apresentação da Empresa - Devem ser considerados os elementos internos e externos do ponto, como espaço físico, cores, iluminação, música ambiente, layout interno, facilidades de estacionamento, temperatura ambiente, informações e comunicação com os clientes através de desenhos e sinalizações. A apresentação da empresa influencia diretamente o cliente.
III – Distribuição Física e Logística - Um sistema de planejamento e controle do fluxo de pessoas deve ser implementado, para que o produto chegue de forma adequada até o cliente, com conforto, comodidade, conveniência e agilidade.

O próximo tópico a ser abordado será a "Promoção", sem a qual fica impossível permanecer no mercado altamente competitivo.

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