quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Desatando Nós


São milhares os nós que temos que desatar ao longo de nossas vidas, com variados graus de complexidade e intensidade.
O aprisiona, imobiliza, limita o senso de criação e ação. É preciso exercitar desde cedo à capacidade de se incomodar com a mesmice, procurando alternativas ousadas para ultrapassagem dos obstáculos encontrados pelo caminho. Tentar já é um grande passo.
Quantos nós conseguiremos enumerar e desatar em algumas empresas? A começar pelos paradigmas, que em certos casos são verdadeiros nós cegos. Os impostos, a concorrência desleal, a falta de controles financeiros, a resistência a mudanças, somados aos funcionários do contra, do faz de conta, que engrossam esta lista. A falta de informação é um que precisa urgentemente ser desatado, porque sem ela fica praticamente impossível competir em pequenas aldeias, imagine no mundo globalizado. Neste caso, a empresa tende a desaparecer sem ao menos ter consciência do verdadeiro motivo.
Eis que surge a figura do empreendedor, ser humano como qualquer outro, mas com características de comportamento diferenciadas, capaz de transformar as dificuldades que surgem a sua volta, em oportunidades. Onde muitos veem problemas ele enxerga soluções. Este sim, é o autêntico desatador de nós!!!

Nenhum comentário: