O composto mercadológico, conhecido também como mix de marketing, ou ainda, “quatro P’s” (produto, praça, promoção e preço), representa as várias ferramentas e técnicas usadas para implementar o conceito de marketing.
Com o passar dos anos e a evolução constante do mercado, além dos “quatro P’s”, amplamente divulgados surgiram outros componentes, com novas atribuições e complementos, de forma a ampliar-se e adaptar-se diante dos rumos do mercado moderno.
Vamos falar inicialmente do produto:
Ao se adquirir um produto, não se busca apenas o objeto em si, mas a satisfação que ele proporciona. Compra-se na verdade, beleza, prazer, status, conforto, liberdade, saudade, enfim um conjunto de atributos e benefícios, que as pessoas dão valor e que proporcionam a satisfação de suas exigências e necessidades. Portanto, antes de se pensar em o que produzir, é necessário identificar as reais expectativas do público-alvo que se quer atingir. Isso pode ser feito mediante pesquisa formal ou informal, e muita, mas muita observação.
Vale ressaltar que o produto pode ser representado pelos bens, os serviços ou a união dos dois.
Ao serem lançados pelas empresas, há esperança de que os produtos ou serviços tenham vida longa e proporcionem lucros crescentes. Mas nem sempre isto é uma realidade. Torna-se necessário então, uma constante reprogramação e realocação de recursos, com o objetivo de mantê-los. Caso isto não seja viável, é aconselhável a sua retirada do mercado ou substituição por outro que dê um maior retorno para a empresa. É preciso levar em conta o ciclo de vida do produto ou serviço, que requer ainda uma estratégia de marketing apropriada.
Falaremos mais adiante, dos outros componentes do marketing, que não menos importantes, se bem utilizados garantem o sucesso de qualquer empreendimento.
Com o passar dos anos e a evolução constante do mercado, além dos “quatro P’s”, amplamente divulgados surgiram outros componentes, com novas atribuições e complementos, de forma a ampliar-se e adaptar-se diante dos rumos do mercado moderno.
Vamos falar inicialmente do produto:
Ao se adquirir um produto, não se busca apenas o objeto em si, mas a satisfação que ele proporciona. Compra-se na verdade, beleza, prazer, status, conforto, liberdade, saudade, enfim um conjunto de atributos e benefícios, que as pessoas dão valor e que proporcionam a satisfação de suas exigências e necessidades. Portanto, antes de se pensar em o que produzir, é necessário identificar as reais expectativas do público-alvo que se quer atingir. Isso pode ser feito mediante pesquisa formal ou informal, e muita, mas muita observação.
Vale ressaltar que o produto pode ser representado pelos bens, os serviços ou a união dos dois.
Ao serem lançados pelas empresas, há esperança de que os produtos ou serviços tenham vida longa e proporcionem lucros crescentes. Mas nem sempre isto é uma realidade. Torna-se necessário então, uma constante reprogramação e realocação de recursos, com o objetivo de mantê-los. Caso isto não seja viável, é aconselhável a sua retirada do mercado ou substituição por outro que dê um maior retorno para a empresa. É preciso levar em conta o ciclo de vida do produto ou serviço, que requer ainda uma estratégia de marketing apropriada.
Falaremos mais adiante, dos outros componentes do marketing, que não menos importantes, se bem utilizados garantem o sucesso de qualquer empreendimento.
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