quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Do Sonho à Realidade

Quem na vida nunca se deparou com uma situação em que precisasse tomar uma importante decisão? Casar ou comprar uma bicicleta? Esta é uma questão que sempre que vem a tona, nos faz refletir.
E abrir uma empresa? Da noite pro dia surge um turbilhão de dúvidas, que somente dando uma parada para pensar com calma, a resposta poderá se apresentar juntamente com outras indagações que vão se multiplicando a cada momento. Sim! Porque um empreendedor que se presa deve refletir o máximo, sobre aquilo que quer montar. Mas, refletir não é o suficiente. É preciso ter atitude, que pode se traduzir através de gestos como: buscar informações, ler muito sobre o assunto, dar uma olhada sobre o que o mercado está necessitando...isso só pra começar. Que tal dar uma olhada no que se passa ao seu redor?
Surgem aqui diversos atores nesta história: consumidores, fornecedores, concorrentes, e por aí vai. É... acho que chegou a hora de elaborar um bom Plano de Negócios. Olha, esta iniciativa pode não lhe dar 100% de chance de sucesso, mas que minimiza significativamente os riscos, isso eu "garantcho"!!!
Ah, mas o que é mesmo este Plano de Negócios?
A literatura apresenta uma enorme variedade de conceitos, porém em poucas palavras, poderíamos dizer que trata-se de um "documento" que deverá conter todas as informações necessárias para a montagem de seu negócio. Nele poderão ser inseridos dados sobre o público-alvo que se deseja atingir, o mercado concorrente e fornecedor, mão-de-obra ideal, investimentos em máquinas, equipamentos, mobiliário, despesas com aluguel, água, luz telefone..., localização, necessidade de capital de giro, indicadores de resultados, e mais alguns itens que permitirão uma análise apurada da viabilidade econômico-financeira deste negócio.
Não se preocupe. Existem vários modelos disponíveis na Internet. Porém, no SEBRAE, você poderá ter acesso a excelentes Planos de Negócios, que lhe servirão de base.
Bem, este é um bom começo de conversa, e tenho certeza que ainda teremos pela frente muitos dedos de prosa. Até breve.

3 comentários:

Luiz disse...

Também acho muito importante fazer um bom Plano de Negócios antes de se lançar nesse mercado cada vez mais competitivo, pois esse plano funciona como um óculos de grau para quem tem algum problema de visão, sem ele temos uma visão embaçada ou turva, mas com o plano podemos enchergar mas claremente todos os riscos e oportunidades do négócio.
Eu já fiz um e fiquei muito satisfeito com as descobertas feitas e "garantcho" que quem o fizer não se decepcionara!!! Fazendo o plano se perde só um pouco de tempo, mas não o fazendo pode se perder as economias de toda uma vida.

P.S. A estreia nos comentarios foi minha!!!!

Anônimo disse...

Concordamos integralmente com o seu artigo por considerar que plano de negócios é de fundamental importância para quem deseja avaliar uma oportunidade de negócio identificada. Por sinal é a única ferramenta que conheço. Assim sendo, devemos louvar toda e qualquer iniciativa como essa que procura difundir a importância da elaboração do plano de ngócio.

Aline Nascimento disse...

Considero de extrema importancia fazer um bom planejamento antes de abrir um negócio, afinal não podemos pensar em uma negócio para nós mais sim para satisfação de nossos futuros clientes. Por isso deve-se fazer uma boa pesquisa sobre as necessidades encotradas num determinado local, que tipo de clientes quero atingir, o melhor ponto e melhor forma de divulgação.