domingo, 7 de setembro de 2008

Apareça e cresça


Quanto mais as atividades empresariais se expandem, maior se torna a importância das marcas. A constante disputa pela preferência dos consumidores faz com que os empresários busquem a marca como um elemento diferenciador e identificador de seus produtos.
Como consequência, o design vem se aprimorando a cada dia que passa, visando conquistar parcela maior da clientela.
A marca enquanto elemento diferenciador utiliza seus atributos intangíveis. Porém, para que se conquiste nichos de mercado é necessário sair de uma atitude passiva, porque os consumidores só serão efetivamente conquistados se suas mentes e corações forem atingidos, através de diversos apelos, onde a cultura, tradição, hábitos e costumes sejam respeitados.
Para que uma empresa possa se manter no mercado, é preciso desenvolver uma comunicação planejada e estruturada com foco na clientela.
A marca pode ser registrada nas formas nominativa, figurativa, mista ou tridimensional. A proteção será nacional, por um período de 10 anos podendo ser renovada por períodos iguais, quantas vezes forem necessárias.
O órgão responsável pela liberação do registro é o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Apesar do Brasil estar na lista dos primeiros colocados no mundo, em número de registro de marcas, existe uma parcela significativa do segmento empresarial que ainda não tem conhecimento, ou consciência da importância do registro das mesmas.
Há consumidores que percebem a qualidade através das marcas tradicionais, enquanto outros, com espírito inovador, preferem marcas mais jovens.
Quanto mais forte for a marca, mais fácil fica resistir ao ataque da concorrência, pois a clientela é muito mais cativa e fiel. As marcas fortes possuem maior credibilidade, valorizam o patrimônio da empresa, e atendem as expectativas dos consumidores.
Devido as grandes mudanças no mundo dos negócios, tornam-se indispensáveis constantes adequações e fortalecimento das marcas, buscando melhorar o relacionamento com o público-alvo.
As marcas podem inspirar afeição ou aversão, simpatias ou antipatias. Elas possuem um ciclo de vida onde nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. É por isso que têm que ter um acompanhamento constante.
Enfim, no mundo atual dos negócios a marca existe como um elemento diferenciador, único e intransferível em cada empresa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nesse assunto não entendo tanto quanto o meu amigo Paulo Roberto, mais vou dar minha humilde opinião. :)
Hoje no mundo há diversas marcas que possuem valores impossíveis de ser calculados. Já pensou quanto custaria a venda de logotipos e marcas conhecidas mundialmente como a da coca-cola ou da Nike? Sem dúvidas muitos milhões, e pensar que todas elas surgiram de uma idéia.
Nós brasileiros somos um povo muito criativo, de mente fértil e idéias inusitadas, para esse nosso hábito de criar e improvisar surgiu até uma definição muito conhecida, o tal "jeitinho brasileiro", se essas nossas qualidades criativas forem estimuladas, poderemos futuramente possuir marcas e patentes milionárias, ou seja, o registro de nossos inventos podem se tornar o bilhete de loteria premiado que grande parte dos brasileiros sonham em ganhar.

Anônimo disse...

Para a grande empresa fica mais fácil construir e trabalhar contantemente em sua marca tornando-a forte no mercado. A Pequena empresa tem mais dificuldades ,mas com esta concientização podemos melhorar esta situação. Caminhando neste tema vamos identificar as marcar fortes de pequenas empresas e como elas podem além de criar a marca realizar ações para valorizar e ser exemplo no universo das Micro e pequenas empresas. Vamos citar exemplos de marcas fortes de pequenas empresas em nossos trabalhos acadêmicos, salas de aula e em todo ambiente que trate de marcas.