sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Internet, que planeta é este?

Quer comprar? Quer vender? Quer fazer amigos? Quer casar? Quer aprender? Quer viajar? Quer se divertir? Quer aparecer? Quer ser presidente??? No planeta Internet, você pode fazer tudo isso e muito mais, pois dentro dele cabe o mundo, as vezes real, as vezes virtual. De uns tempos para cá, temos assistido a alterações radicais ocorridas na tela do computador, que refletem diretamente na mudança de comportamento da população espalhada pelos quatro cantos deste mundo, diante das inúmeras possibilidades que se sucedem bem em frente aos nossos olhos, e que as vezes por falta de conhecimento, só utilizamos uma ínfima parte do potencial disponível.
É... temos que ler mais, “navegar” mais, conhecer e traduzir esse palavreado que para muitos não passa de nomes esquisitos (web 2.0, facebook, my space, you tube, flickr, twitter, orkut, blog, wiki, podcast, second life....), e por aí vai. Tudo neste planeta é gigantesco!!!
E o Brasil, quem diria, está muito bem na fita.

Em recente pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, através do seu Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, foi ressaltado em linhas gerais o uso e posse do computador, bem como de outras tecnologias convergentes, sinalizando as tendências que de uma certa forma já são percebidas por aqueles que acompanham o setor, possibilitando análises mais precisas e seguras. Entre os destaques positivos da pesquisa, está o crescimento no número de usuários da Internet no Brasil, que já representa cerca de 34% da população. Somos 45 milhões de internautas, e nossas atividades vem se intensificando e sofisticando, com uma velocidade expressiva.
A pesquisa mostrou também que tanto o Governo como a iniciativa privada já atuam de forma efetiva para amenizar o problema da exclusão digital no país. Hoje, 24% dos domicílios brasileiros possuem computador.
Os programas sociais aumentaram nos últimos anos, em seis milhões, o número de pessoas na classe C, somente na região Nordeste do Brasil, que concentra boa parte da população de baixa renda. A ampliação das linhas de crédito, facilitou o acesso da classe média aos antigos sonhos de consumo. Entre os produtos mais cobiçados destacam-se os artigos eletrônicos como computadores e celulares.
O comércio eletrônico surge trazendo o desenvolvimento, aumento da produtividade e representatividade do cidadão. É uma ferramenta poderosa e aos poucos amplia sua utilização entre os consumidores das classes B, C e D. Esse movimento os torna competitivos em relação à classe A, que sempre teve todos os acessos.
A utilização de novas tecnologias da informação possibilita a inclusão social sustentada dentro das pequenas e médias empresas, que ampliarem sua competitividade a níveis antes só alcançados por grandes corporações.
E para que o comércio eletrônico cresça e apareça, atingindo todas as classes sociais, é fundamental que as empresas se preparem e busquem a evolução constante e, consequentemente, lucrem com a venda B2C na web.
Muitas empresas, especialmente as de pequeno porte não tem conhecimento das vantagens do comércio eletrônico. Desta forma, é essencial que as lideranças empresariais tenham um papel mais atuante no sentido de tornarem viável e visível o conhecimento desta importante ferramenta mercadológica pelos empresários em geral. Isto é válido também para estratégias de lançamento e divulgação de novos produtos, controles adminstrativo-financeiros, formação de redes sociais entre outras ações que o mundo virtual pode proporcionar.

Outros dados relevantes:

  • Pela primeira vez, mais da metade da população brasileira já teve acesso ao computador;

  • O usuário brasileiro ocupa o primeiro lugar no mundo em horas mensais na Internet;

  • Brasileiros navegam em média 23h51min por mês, enquanto que na França (21h30min), EUA (20h24min), Japão (20h20min);

  • O Brasil é:
    - a maior base de usuários de MSN Messenger do mundo: 36 milhões;
    - a segunda maior base de usuários do You Tube;
    - a segunda maior base de usuários do Gmail;
    - a maior base de usuários de Orkut;

  • Em 2007 a venda de PC’s superou a de televisores no Brasil.

    De fato, o planeta Internet é um misto de entretenimento, comunicação, informação, comercialização, ponto de encontro, redes de relacionamento, achados e perdidos, publicidade, propaganda, serviços, bla, bla, bla, bla....
    Bem, vou ter que parar por aqui, pois tenho que fazer alguns ajustes no meu “avatar” do “Second Life”. Quem sabe a gente não se encontra por lá!!

Um comentário:

Unknown disse...

Planeta bom de viver. Temos que trazer todo mundo pra cá, afinal é onde a liberdade vigora, onde o anonimato é fantasia e onde aprender é fato. No SL estou dormindo, mas quando acordar te encontro.