É... temos que ler mais, “navegar” mais, conhecer e traduzir esse palavreado que para muitos não passa de nomes esquisitos (web 2.0, facebook, my space, you tube, flickr, twitter, orkut, blog, wiki, podcast, second life....), e por aí vai. Tudo neste planeta é gigantesco!!!
E o Brasil, quem diria, está muito bem na fita.
Em recente pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, através do seu Centro de Estudo sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, foi ressaltado em linhas gerais o uso e posse do computador, bem como de outras tecnologias convergentes, sinalizando as tendências que de uma certa forma já são percebidas por aqueles que acompanham o setor, possibilitando análises mais precisas e seguras. Entre os destaques positivos da pesquisa, está o crescimento no número de usuários da Internet no Brasil, que já representa cerca de 34% da população. Somos 45 milhões de internautas, e nossas atividades vem se intensificando e sofisticando, com uma velocidade expressiva.
A pesquisa mostrou também que tanto o Governo como a iniciativa privada já atuam de forma efetiva para amenizar o problema da exclusão digital no país. Hoje, 24% dos domicílios brasileiros possuem computador.
Os programas sociais aumentaram nos últimos anos, em seis milhões, o número de pessoas na classe C, somente na região Nordeste do Brasil, que concentra boa parte da população de baixa renda. A ampliação das linhas de crédito, facilitou o acesso da classe média aos antigos sonhos de consumo. Entre os produtos mais cobiçados destacam-se os artigos eletrônicos como computadores e celulares.
O comércio eletrônico surge trazendo o desenvolvimento, aumento da produtividade e representatividade do cidadão. É uma ferramenta poderosa e aos poucos amplia sua utilização entre os consumidores das classes B, C e D. Esse movimento os torna competitivos em relação à classe A, que sempre teve todos os acessos.
A utilização de novas tecnologias da informação possibilita a inclusão social sustentada dentro das pequenas e médias empresas, que ampliarem sua competitividade a níveis antes só alcançados por grandes corporações.
E para que o comércio eletrônico cresça e apareça, atingindo todas as classes sociais, é fundamental que as empresas se preparem e busquem a evolução constante e, consequentemente, lucrem com a venda B2C na web.
Muitas empresas, especialmente as de pequeno porte não tem conhecimento das vantagens do comércio eletrônico. Desta forma, é essencial que as lideranças empresariais tenham um papel mais atuante no sentido de tornarem viável e visível o conhecimento desta importante ferramenta mercadológica pelos empresários em geral. Isto é válido também para estratégias de lançamento e divulgação de novos produtos, controles adminstrativo-financeiros, formação de redes sociais entre outras ações que o mundo virtual pode proporcionar.
Outros dados relevantes:
Pela primeira vez, mais da metade da população brasileira já teve acesso ao computador;
O usuário brasileiro ocupa o primeiro lugar no mundo em horas mensais na Internet;
Brasileiros navegam em média 23h51min por mês, enquanto que na França (21h30min), EUA (20h24min), Japão (20h20min);
O Brasil é:
- a maior base de usuários de MSN Messenger do mundo: 36 milhões;
- a segunda maior base de usuários do You Tube;
- a segunda maior base de usuários do Gmail;
- a maior base de usuários de Orkut;Em 2007 a venda de PC’s superou a de televisores no Brasil.
De fato, o planeta Internet é um misto de entretenimento, comunicação, informação, comercialização, ponto de encontro, redes de relacionamento, achados e perdidos, publicidade, propaganda, serviços, bla, bla, bla, bla....
Bem, vou ter que parar por aqui, pois tenho que fazer alguns ajustes no meu “avatar” do “Second Life”. Quem sabe a gente não se encontra por lá!!
Um comentário:
Planeta bom de viver. Temos que trazer todo mundo pra cá, afinal é onde a liberdade vigora, onde o anonimato é fantasia e onde aprender é fato. No SL estou dormindo, mas quando acordar te encontro.
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