sábado, 22 de novembro de 2008

Idéia X Oportunidade


A idéia pode ser o princípio de tudo. Mas, quem disse que uma boa idéia, gera sempre uma boa oportunidade de negócios? Para que isso efetivamente seja possível, é preciso deixar aflorar um atributo indispensável se quiser fazer acontecer: a atitude. Quantas idéias aparentemente interessantes são descartadas antes mesmo de serem testadas, devido a inexistência de um objetivo claro que aponte onde se pretende chegar? Elas devem sim, ter um encontro marcado com as reais necessidades de um grupo de pessoas, de uma região, de uma cidade, quiçá de uma população inteira. Necessidades ainda não atendidas, que muitas vezes se confundem com desejos não realizados. Permitam me reportar ao estudioso Maslow, que em sua Teoria da Hierarquia das Necessidades, destacou que o ser humano é movido por fatores motivacionais, e as necessidades expostas em forma de pirâmide, vão sendo atendidas na medida em que são saciadas as mais básicas, a começar pelas fisiológicas (fome, sede, sono...), de segurança (lar, plano de saúde, emprego...), sociais (amor, afeto, pertencer a grupos, tribos, associações...), auto-estima (reconhecimento, confiança, respeito dos outros...) e por último a auto-realização (sentir-se valorizado e realizado). Entretanto, isso não quer dizer que pelo fato da auto-realização estar no topo da pirâmide, o indivíduo não possa retornar a sua base para satisfazer as demais necessidades, que embora tenham sido saciadas estão sempre retornando, num processo dinâmico.
A necessidade é vital. Já o desejo, é apenas vontade. Eu posso desejar adquirir um carro do ano, um iPhone, jantar num excelente restaurante ou viajar para Paris. Posso ainda desejar levar uma vida mais simples, sair dos grandes centros, morar no campo. Isso é uma opção minha. Realizo este desejo agora, ou postergo para o ano que vem? Nele exerço livre arbítrio.
Bem, mas deixando a teoria de lado, eu estava querendo mesmo era chegar nas oportunidades. Elas existem em todos os lugares, e se nós almejamos entrar para o mundo dos negócios, ou dar uma melhorada naquilo que já possuímos, é importante utilizarmos o nosso “radar pessoal”, identificando as falhas dos produtos e serviços já existentes no mercado, e buscando maneiras de melhorá-los ou criando outros que atendam ou surpreendam as pessoas naquilo que elas tanto necessitam quanto desejam.
Cabem aqui, então, doses de atitudes empreendedoras, como paciência, perseverança, dedicação, criatividade, busca de informação, muito estudo, espírito de equipe, paixão e sobretudo coragem. Acrescento ainda uma pitada de sorte: estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. Com todos estes atributos, uma boa idéia certamente será transformada em uma excelente oportunidade.
Que tal experimentar??

23 comentários:

Anônimo disse...

Juniar como estou desempregado e não tenho como comprovar renda, gostaria de saber se existe linha de credito para aquisição de uma oficina mecanica em funcionamento com bons equipamentos e clientela formada, em ponto movimentado.
aguardo retorno em meu email.
Grato

Anônimo disse...

Prezada Juniar boa tarde!

Gostaria de obter uma ajuda sua.Tenho um bom e grande terreno para construção de campos de futebol society, ainda não tenho empresa, mas, quais os caminhos iniciais para construção deste campo?. Necessitaria em média de R$ 300 mil para contrução de 3 campos mais complexo. Onde encontrar melhor financiamento? Fico no seu breve retorno.

Atenciosamente.

Renato Mesquita

Anônimo disse...

Boa Tarde, quero abrir uma empresa de representação comercial, gostaria de saber de tem que ser individual ou LTDA, pois pretendo participar de licitaçao, empresa indivial pode participar de licitação::::
Grata

Rejane

Anônimo disse...

Olá,

Gostaria de saber se existe alguma linha de credito para aquisiçao de empresa ja em funcionamento e quais as garantias exigidas. O valor gira en torno de R$ 120.000,00, o financiamento seria para 100% do valor.

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Preslei, sou socio de uma micro empresa de reciclagem de cartucho e toner e manutenção de impressoras e computadpres, gostaria de ampliar o negocio mas não sei onde conseguir um bom financiamento com baixas taxas de juros.
Agradeço se puder me ajudar Juniar.

Preslei Silva

Anônimo disse...

Juniar tenho uma padaria a dois anos estou querendo e precisando legalizar mais tenho medo dos custos serem muito alto qual o risco eu corro e qual as vantagens em legalizar . obrigado.

gilson maciel

Anônimo disse...

Juniar estou montando um Loja de Coveniencia cujo seu espaço e de 30 m2 6×5 sendo inexistente o vinculo com franquias. Dessa forma, sua instalação esta inserida em um posto de combustivel da marca Texaco. Com isso, preciso de materiais que possam me auxiliar na estrutura fisica da empresa, pois, estou com dificuldades no criação da marca, nas cores,na iserção de produtos, equipamentos necessarios e tambm de dicas e ideias inovadoras que possam agregar valores no desenvolvimento da empresa. Obrigado.

Anônimo disse...

Juniar, quero abrir uma loja de calçados femininos de aproximadamente 70 m2 e gostaria de saber qual investimento necessario e como calcular o estoque inicial para esta loja.

Eduardo

Anônimo disse...

Juniar, boa tarde.
Preciso de ajuda. Não sei nem por onde começar a pesquisar...
Gostaria que fizesse orientação passo a passo sobre a montagem de uma microempresa no ramo de consultoria para projetos pedagógicos, sabendo que temos bons referencias sobre nossas atividades.

Noure

Anônimo disse...

Ola.
Trabalho a mais de 14 anos com manutenção de computadores.
Sempre tive vontade de legalizar minha profissão,não tenho nenhum curso,aprendi quase tudo sozinho estudando muito e tambem na prática do dia a dia,hoje tenho alguns clientes graças a deus.
Gostaria de saber se com este MEI poderei legalizar minha profissão sem ter que passar por aquelas burocracias todas.
Um dos maiores problemas que encontrei é na questão do meu local de trabalho.
Trabalho em casa mesmo,e as vezes vou a casa dos clientes para executar o serviço.
Se eu aderir a este MEI poderei trabalhar em casa mesmo?
Tenho um comodo em que montei minha oficina para poder trabalhar,sera que vou precizar apresentar aquele monte de coisas como as vistorias e etc?
Terei que ter a planta do Imovél,DARF e tantas outras coisas que para falar a verdade eu nem entendo? rs rs.

Acho que a maioria das pessoas que querem montar um pequeno negócio própio de forma legalizada não o fazem por causa de tanta burocracia e de tantas coisas que são exigidas.
Minha idéia era somente montar minha oficina em casa e trabalhar de forma legalizada,se possivel emitindo nota fiscal para os clientes.
Espero que este MEI possa me ajudar de alguma forma,se puderem me esclarecer sobre a documentação que talvez seja exigida eu agradeceria.
Grato e abraços.

Walter

Anônimo disse...

Olá Juniar sou Design e estou querendo abrir uma micro ou pequena empresa de prestacao de servicos e gostaria de uma orientacao pois nao entendo nada e como sou eu e dois colegas e nao temos dinheiro para pagar um profissional gostariamos de um aconselhamento qual o tipo melhor de empresa e quanto ao pagamento de taxas mensais e anuais com custos mais baixos e procedimentos passo a passo. O MELHOR LOCAL SERIA UMA SALA NUM SHOPPING OU CENTRO EMPRESARIAL? Obrigada.

Anônimo disse...

Juniar onde posso aprender a calcular preço de mão de obra para pintura e reformas de casas? Muito Obrigado :

Elbio Farias

Anônimo disse...

Bom dia, Antônio Carlos,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Lamento por estar desempregado, mas o importante é não desanimar e buscar alternativas que possam lhe proporcionar um futuro melhor.
Neste mesmo blog, eu dediquei duas postagens ao tema crédito: “Financiamento, solução ou problema?”e “Fatores determinantes para a concessão de financiamento”, que considero importante você dar uma lida, pois poderá esclarecer muitas das suas dúvidas.
Existem duas possibilidades de financiamento: uma para empresas formalizadas, isto é, devidamente constituídas (o valor vai depender da necessidade e capacidade de pagamento da empresa), e outra para negócios informais (alguns bancos e instituições de microcrédito), mas desde que comprovem a existência de uma determinada atividade, comercial, industrial ou de serviços, mesmo que informalmente (no caso do microcrédito, o máximo a ser financiado é R$ 10.000,00).
Geralmente o financiamento é liberado para aquisição de máquinas, equipamentos, mobiliário, reformas do prédio, ou capital de giro (matéria prima, insumos, produtos). Não existe atualmente linha de crédito disponível para aquisição de uma empresa em funcionamento.
O que podemos sugerir é que amadureça esta idéia, busque mais informações sobre este tipo de negócio e planejamento, além de outros dados importantes. Procure o SEBRAE mais próximo. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Um abraço e boa sorte,

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá, Renato Mesquita,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Neste mesmo blog, eu dediquei duas postagens ao tema crédito: “Financiamento, solução ou problema?”e “Fatores determinantes para a concessão de financiamento”, que considero importante você dar uma lida, pois poderá esclarecer muitas das suas dúvidas.
Para o valor que você está pretendendo financiar, R$ 300.000,00, é necessário que a empresa esteja devidamente constituída. Portanto, se você já estiver realmente decidido, é preciso tratar do registro da empresa, com ajuda de um contador.
Mas antes não esqueça daqueles detalhes indispensáveis, antes da constituição de qualquer negócio:
São necessários alguns passos importantes , a começar pela busca de informações, que é o que você já está fazendo. O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados.

Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.

Eu sugiro que acesse o portal www.sebrae.com.br, ou procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparada para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Desejo Boa Sorte!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Cara Rejane,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
A profissão de representante comercial, tanto pessoa física como jurídica, é regulada pela Lei nº 4.886, de 9 de dezembro de 1965.
De acordo com a Lei, o Representante Comercial, exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.
Trocando em miúdos, a atividade do Representante Comercial é a venda. Este profissional autônomo é um prestador de serviço. Procura negociar a venda de produtos da
empresa a qual representa, para o mercado alvo. É um profissional versátil e de muita importância para o escoamento de produtos. O Representante Comercial é, portanto, um vendedor, e tem como característica servir de ligação entre a fábrica (empresa) e o cliente.
Esta atividade tem crescido em nosso país, e para tanto faz-se necessário a presença de profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos com a ética nos seus negócios.
Se você está pensando em atuar nesta área, são necessários alguns levantamentos importantes, a começar pela busca de informações, que é o que você já está fazendo. O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados.

Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.

Eu sugiro que acesse o portal www.sebrae.com.br ou procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparada para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Desejo sucesso!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá, Cintia,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Neste mesmo blog, eu dediquei duas postagens ao tema crédito: “Financiamento, solução ou problema?” e “Fatores determinantes para a concessão de financiamento”, que considero importante você dar uma lida, pois poderá esclarecer muitas das suas dúvidas.
Geralmente o financiamento é liberado para aquisição de máquinas, equipamentos, mobiliário, reformas do prédio, ou capital de giro (matéria prima, insumos, produtos).
E os bancos exigem, dependendo do valor solicitado, cerca de 130% a 150% de garantias (reais – terrenos, imóveis, maquinas, veículos, etc), e raramente aprova 100% do financiamento. É exigida uma contrapartida em torno de 10% a 20% do valor total pleiteado. Isso vai depender de cada banco.
Porém, não existe atualmente linha de crédito disponível para aquisição de uma empresa em funcionamento.
O que podemos sugerir é que amadureça esta idéia, busque mais informações sobre este tipo de negócio, e planejamento, além de outros dados importantes. Acesse o portal www.sebrae.com.br ou procure o SEBRAE mais próximo. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparada para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Boa Sorte!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá, Preslei,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Neste mesmo blog, eu dediquei duas postagens ao tema crédito: “Financiamento, solução ou problema?” e “Fatores determinantes para a concessão de financiamento”, que considero importante você dar uma lida, pois poderá esclarecer muitas das suas dúvidas.
Existem várias linhas de crédito disponíveis junto às instituições financeiras, voltadas para aquisição de máquinas, mobiliário, equipamentos, reformas no prédio e capital de giro (matéria prima, insumos, etc). Basta apenas que você apresente um bom projeto de financiamento, e dependendo do valor pleiteado, possua também garantias.
Sugiro, então, que acesse o portal www.sebrae.com.br, ou procure o SEBRAE mais próximo. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Sucesso é o que eu desejo para você.

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá Gilson Maciel,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
A atividade de padaria bem como outras que trabalham com alimentos, correm um risco muito maior ficando na informalidade do que se procurarem se registrar. É bem verdade que a carga tributária no Brasil ainda é bastante elevada, porém já existem muitas vantagens para as empresas que optarem pelo SIMPLES Nacional. Legalizada sua empresa terá maiores chances, de obter financiamentos junto aos bancos, promovendo assim a renovação do seu maquinário, melhorar os seus processos produtivos, através de consultorias e capacitações, abrir suas portas sem receio de ser autuado nem multado por estar funcionando ilegalmente.
Sugiro que procure o SEBRAE mais próximo. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à legalização da sua empresa.

Boa Sorte!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Oi Alex Macena,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Existem alguns passos importantes a serem dados antes de se montar um determinado negócio, a começar pela busca de informações, que é o que você já está fazendo. O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados;
Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.

Eu sugiro que acesse o portal www.sebrae.com.br ou procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Boa Sorte,

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá, Eduardo,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
O varejo de calçados representa algo em torno de 1,5% do total de lojas de varejo e é um segmento que tem uma dinâmica muito especial, onde o poder de estoque (e variedade) é uma força competitiva. É preciso capital para atuar no segmento. Na Biblioteca On Line do SEBRAE, existe um estudo detalhado deste segmento, onde você vai encontrar informações detalhadas. Você poderá acessar através do portal www.sebrae.com.br
Não esqueça também daqueles detalhes indispensáveis, antes da constituição de qualquer negócio:
A busca por informações se constitui em uma das mais importantes iniciativas ao se pensar montar um negócio, pois reduz riscos.
O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros disponíveis;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados.

Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.
Eu sugiro que procure também o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Boa Sorte,

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Caro Walter,

A Criação do MEI - Microempreendedor Individual, através da Lei Complementar 128/2008, tem como objetivo proporcionar aos cidadãos cujo empreendimento encontra-se na informalidade, a oportunidade de torná-lo formal, sem burocracia e com o menor custo possível.
O empresário individual, com receita bruta no ano calendário anterior de até R$ 36.000,00, que seja optante pelo Simples Nacional e que não incorra em um dos impedimentos do § 4º do art. 18 – A, da LC 128/2008.
•Seja tributado pelos Anexos IV ou V;
.Possua mais de um estabelecimento;
•Participe de outra empresa;
•Possua mais de um empregado.

Atividade enquadrada nos Anexos IV:
•Construção civil;
•Serviços de vigilância, limpeza ou conservação.

Atividade enquadrada nos anexos V;
•Montagem de estandes para feiras;
•Produção cultural e artística;
•Produção cinematográfica e de artes cênicas;
•Administração e locação de imóveis de terceiros;
•Academias de dança, capoeira, ioga e artes marciais;
•Academias de atividades físicas, desportivas, natação e
•escolas de esportes;
•Elaboração de programas de computadores e jogos
•eletrônicos;
•Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de
•computação;
•Confecção de páginas eletrônicas;
•Laboratórios de análises clínicas;
•Serviços de tomografia, diagnóstico médico por imagem,
•ressonância magnética;
•Serviço de prótese em geral.
Tributação:

Opcionalmente, recolhe o Simples Nacional em valor fixo mensal, sendo:
•R$ 45,65 para a Previdência Social (+)
•R$ 1,00 para o ICMS, se comércio (+)
•R$ 5,00 para o ISS, se serviço.
Contribuição previdenciária:
a) MEI sem empregado:
• Contribuição do MEI R$ 45,65
b) MEI com empregado:
•Contribuição do MEI R$ 45,65
•Contribuição do empregado R$ 33,20
•Contribuição do MEI pelo empregado R$ 12,45
Total R$ 91,30
Processo de registro simplificado:
•Gratuidade de taxas e emolumentos em relação a todos os procedimentos de regularização;
•O Município poderá conceder Alvará de Funcionamento Provisório para o MEI instalado em áreas desprovidas de regulação fundiária ou com regulamentação precária ou na própria residência do microempreendedor.
Benefícios adquiridos:
Regularização perante a Previdência Social, na condição de segurado contribuinte individual, adquirindo direitos como:
•Aposentadoria por idade;
•Aposentadoria por invalidez;
•Auxílio-doença;
•Salário-maternidade;
•Pensão por morte;
•Auxílio-reclusão.
Outros benefícios
•Dispensa de contabilidade;
•Dispensa de emissão de documento fiscal para consumidores finais;
•A comprovação da receita bruta será realizada mediante a apresentação de registro de vendas ou prestação de serviços;

VIGÊNCIA

O MEI entrará em vigor a partir de 1º de julho de 2009.

Você aderindo ao MEI poderá trabalhar em casa, dependendo da atividade.

Eu sugiro, antes de mais nada, que procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Boa Sorte,

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Olá, Aline,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Existem alguns passos importantes a serem dados antes de se montar um determinado negócio, a começar pela busca de informações, que é o que você já está fazendo. O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão. Nem sempre o fato de sermos bons tecnicamente, significa que somos igualmente bons no aspecto gerencial do negócio. Portanto, vale ressaltar que existem alguns pontos que devem ser considerados antes de se montar qualquer tipo de negócio: :
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Aspectos sobre o mercado concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados;
Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.
Eu sugiro que acesse o portal www.sebrae.com.br, ou procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre a atividade escolhida. Lá você poderá também receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparada para superar as dificuldades inerentes ao funcionamento da sua empresa.

Desejo muito sucesso pra você!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

Caro Elbio,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
Existe um site cujo endereço é
http://portalcasa.nacasa.com.br/precos12.asp
onde você poderá encontrar informações sobre preços dos mais variados tipos de serviços da construção civil.
Espero que acesse e tire suas dúvidas.

Um abraço,

Juniar Ellyan