sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Financiamento: solução ou problema?

Financiamento: solução ou problema? Eu diria que depende. Mas depende de quê? De vários fatores internos e externos ao negócio. Quantos proprietários de empresas, ao primeiro sinal de que as coisas não vão indo bem, associam imediatamente esta situação a falta de capital de giro, e correm a procura de financiamento junto ao Banco do qual é correntista, e quando não tem conta, procuram mesmo é um agiota, como se essa seja a solução para que ele possa finalmente ver a cor do dinheiro. Pode até ser, mas antes de se chegar à conclusão é necessário levantar as reais causas deste aperto financeiro, a começar por responder algumas perguntinhas:
  • Estou comprando bem a minha mercadoria?
  • Realizo uma boa negociação com os meus fornecedores?
  • Como está o nível do estoque dos meus produtos?
  • Qual a relação entre o prazo de pagamento e o prazo de recebimento?
  • Estou reinvestindo parte do meu lucro no negócio?
  • Será que não estou misturando as minhas despesas pessoais com as da empresa?
  • Qual o nível de comprometimento dos meus funcionários?
  • A missão da empresa é clara?
  • Que gastos eu posso cortar sem que impacte no bom funcionamento da empresa?
Se você conseguir encontrar as respostas para estas e outras indagações, com certeza vai pensar duas vezes antes de buscar empréstimo junto aos Bancos, porque da mesma forma que o crédito, se bem aplicado, pode proporcionar saltos qualitativos nos negócios, por outro lado também pode levar a sua empresa a um túnel sem saída, quando utilizado inadequadamente. Então, saiba que esta fotografia do empreendimento é indispensável antes de qualquer iniciativa. Seja para levantar as reais necessidades de um financiamento, como também para que se possa adotar estratégias importantes que venham tirar a empresa do sufoco.

Após este levantamento inicial, se for realmente comprovada a necessidade de empréstimo, aí sim, é hora de dar o próximo passo, que é a busca de informações sobre os Bancos que oferecem condições mais favoráveis e quais as linhas de crédito se adequam melhor a sua realidade. Esta é uma medida importante, pois trará maior segurança durante as demais etapas do processo.

O SEBRAE, que possui parceria com instituições financeiras, tem orientado e muitas vezes elaborado projetos de viabilidade econômico-financeira, através da sua Rede de Atendimento presente em todas as capitais e muitas cidades do País. Por isso é sempre confundido com Instituição Financeira, mas vale ressaltar que o seu papel é fundamentalmente de orientador e elaborador de projetos. O parecer final para liberação do financiamento fica sempre a cargo do Banco.

Na sua opinião, é fácil ou difícil obter financiamento no Brasil??

No nosso próximo encontro falarei sobre os fatores determinantes para a concessão de crédito. Vale a pena conferir!

6 comentários:

Anônimo disse...

olá Juniar eu montei uma micro empresa de moto boy gostaria de saber se vocês tem alguma sujestão para o crescimento controle e melhor atendimento obrigado. Keenedy

Juniar Ellyan disse...

Olá, Keenedy,

Primeiramente eu gostaria de agradecer a confiança depositada, e tentar esboçar em poucas palavras os cuidados necessários para montar ou ampliar algum tipo de negócio. Neste caso, você já montou sua empresa de serviços de moto-boy. E agora? O que fazer para crescer, implementar controles e melhorar o atendimento?? Estas perguntas são muito importantes e dão um conforto maior quando respondidas antes mesmo de montar o negócio. É o que chamamos de planejamento. Bem, mesmo que você não tenha seguido a risca um planejamento, só o fato de estar buscando agora orientação, já é um grande passo.

Existem alguns pontos fundamentais que você precisa saber para atuar neste tipo de empreendimento, a começar pela busca de informações. Através de leituras, observando outras empresas que já atuam no ramo, identificando os pontos que podem ser melhorados nos concorrentes, participando de palestras e cursos, você vai aumentar as chances de sucesso. Todos estes cuidados iniciais lhe darão uma tranqüilidade maior para definir o rumo do seu negócio. Existem outras questões que devem ser consideradas, tais como: definição de onde conseguir a clientela; como oferecer melhores serviços do que os seus concorrentes; se tiver funcionários, que tipo de capacitações eles deverão participar; como efetuar os controles administrativo-financeiros; qual o diferencial que sua empresa poderá oferecer; que nível de conhecimento técnico é necessário para comandar uma “Prestação de Serviços de Moto-boy”; dentre outros pontos que se bem definidos, ampliam as chances de tornar o seu empreendimento viável, sólido e competitivo no mercado.

Eu sugiro que procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre serviços de moto-boy. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, além de participar de palestras, cursos, consultorias e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes a qualquer tipo de negócio.

Boa Sorte!!

Juniar Ellyan

Anônimo disse...

olá ,bem, quero abrir um negócio esse ano, pensei em uma loja de variedades,que possa atingir todas as idades,trabalhar c/ vendas de brinquedos,artigos p/ festas,bijuterias,produtos artesanais e etc..em 2008 fiz cursos do sebrae pela internet,agora nao possuo o capital p/ abrir esse negócio,e ainda nao possuo um planejamento específico ,entao gostaria de saber se o sebrae vai me ajudar com esse planejamento,digo uma pessoa que podera sentar comigo e conseguirmos juntos já que preciso de credito ou se terei apenas uma orientaçao de como fazé-lo e quem procurar?
Como estou começando agora também não possuo uma conta jurídica,e já tive a informação que será mais fácil se já possuir uma,o que acha?
Dê uma opnião tambám sobre a escolha que fiz(loja de variedades), seria como um armarinho mais que nao vende linhas nem agulha ,melhor dizendo como um bazar.
espero sua opnião ,lembrando que ela é muito importante p/ mim, desde já agradeço sua atenção.
cledenilce de brasilia

Anônimo disse...

Olá, Cledenilce,

Todo negócio tem o seu início através de uma idéia. Porém para que esta idéia possa ser posta em prática são necessários alguns passos importantes , a começar pela busca de informações, que é o que você já está fazendo. O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados.

Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.

Eu sugiro que procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparada para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Como você mora em Brasília, segue o endereço do SEBRAE/DF:

SIA - Trecho 03 - Lote 1.580 - Guará
Distrito Federal - CEP: 71200-030
FONE: 0800 570 0800 - FAX: (061) 3361-2996
Procurar o analista da Unidade de Atendimento Individual.

Desejo Boa Sorte e sucesso!!!

Juniar Ellyan
Analista do SEBRAE/CE

Divagações disse...

Boa Noite Juniar,
Tenho intenção de abrir um negócio em Fortaleza- Ce e seguindo as orientações do Sebrae-Ce, elaborei uma pequena pesquisa de mercado com a intenção de obter mais informações e como devo iniciar.
Seria possível encaminhar as minhas perguntas da pesquisa pra que vc pudesse dar sua opinião?
Se puder como devo mandar?
Obrigada
Rochelle

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.