quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Falando sobre Second Life

Há alguns dias minha curiosidade tem se voltado para conhecer esse universo tão propagado ultimamente, e que vem despertando o interesse de milhões de pessoas, e inúmeras empresas ao redor do mundo.
Confesso que estou apenas "engatinhando" neste tema, mas, já deu para coletar algumas informações que podem contribuir com aqueles que se mostrarem interessados. E como em palestra recente, prometi que iria postar algo a respeito em meu blog, pomessa cumprida. O importante é começar...o resto a gente aprende junto!!

Segundo a wikipedia (enciclopédia livre), o Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual, ambiente de educação a distância ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", além da “vida real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real". Além da comunicação escrita, é possível emitir sons pré-gravados, fazer gestos, empurrar, olhar (virar a cabeça, olhos e corpo), além de outras expressões corporais e o uso de objetos com dois ou mais personagens de uma vez. Os personagens são conhecidos por “AVATAR”.

Educação

Muitas universidades como a Anhembi-Morumbi, Mackenzie, a ESAB e a Unisinos já tentam ocupar seu espaço educacional nesse mundo virtual. A USP lidera um mega-projeto chamado de Cidade do Conhecimento 2.0, onde algumas universidades brasileiras e outras estrangeiras como Harvard e Oxford, exploram esse ambiente do ponto de vista educacional.
Várias empresas estão aproveitando para explorar suas marcas dentro do ambiente virtual. Além disso, a própria exposição da marca dentro do Second Life é uma grande vantagem para a empresa no mundo real.
Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários cadastrados e também os ativos têm crescido significativamente, e ainda cresce em forma exponencial.

Propriedade e desenvolvimento do sistema

O Programa necessário para poder jogar pode ser obtido gratuitamente por qualquer pessoa interessada através de um download no site oficial do Mailand Brasil e ser executada num PC moderno. Ao começar a jogar o usuário precisa saber que ali é um ambiente surreal o qual as pessoas e a sua própria "segunda vida" não passa de um jogo, porém, devemos saber que não é porque é um jogo que se deve sair por aí fazendo o que der na cabeça.

Aparência geral e cenários

Os cenários em terceira dimensão são completamente interativos e variados, dependendo do desenho e gosto de quem criou cada região. Apesar do ambiente possuir um mapa global extenso, a distância não é um problema pois é possível voar, correr, abaixar-se, pular, se teletransportar, entre outros inúmeros gestos disponíveis.
Moeda Local

O Sistema possui uma moeda própria chamada Linden Dollar (também grafado como L$), levando o mesmo nome da empresa mantenedora (Linden), que obviamente não tem valor algum direto no "mundo real".
É possível comprar ou às vezes encontrar gratuitamente gestos, roupas, peles, formas de corpo e também facilmente trocar de sexo ou cabelo. Objetos também podem ser encontrados ou comprados: carros, casa, bola, vara de pescar, cadeira, quadros, revistas, jornais, motos etc.

O Brasil no Second Life

Em fevereiro de 2007 foi inaugurada a ilha Brasil SP Jardins, já com uma estrutura de portal comercial e de entretenimento e recheada de clientes do mundo real, tais como a Fecomércio, o Unibanco, Porto Seguro, PSDB, rádio 89 FM entre outros. Outra ilha que se destaca comercialmente para empresas reais é a Ilha Brasil Sul, inaugurada em julho de 2007, que tem dentre elas a sede do Senac-RS. Outros espaços brasileiros, também começaram a surgir, entre eles destacam-se Ilha Búzios, Ilha Help Brasil, Ilha Brasil Curitiba Batel, Ilha Brasília, Ilha Ribeirão Preto e Ilha RJ CITY e Ilha do Empreendedor (SEBRAE).

Nenhum comentário: