Os tempos modernos exigem cada vez mais, pessoas com habilidades para negociação. A começar, na nossa própria casa, onde mal amanhece o dia, surgem logo os primeiros impasses. São incontáveis as negociações, algumas exitosas, outras nem tanto. O que acontece é que na vida tudo se negocia. Basta ter pelo menos duas pessoas que compartilhem idéias ou opções para se atingir um acordo que seja aceitável para ambas as partes.
Torna-se uma prioridade nas organizações contemporâneas, terem em seus quadros, profissionais com perfil de negociadores, para fazer jus às exigências do mercado globalizado que requer uma maior velocidade e profissionalismo nas tomadas de decisões.
Para resolver possíveis litígios, um processo judicial pode se tornar bastante complicado devido aos diversos níveis de apelação até a sentença final, tornando-o lento demais, além do excesso de ações judiciais, a falta de estrutura dos fóruns e o alto custo.
Eis que surge a mediação como uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, transformando-os em oportunidade de crescimento e de mudança, e um potencial de formação pessoal para a resolução dos problemas profissionais e pessoais.
Em outras palavras, a mediação é um processo extrajudicial voluntário e confidencial onde um terceiro elemento neutro, imparcial e independente auxilia as partes envolvidas a alcançarem um acordo justo e mutuamente satisfatório. Um mediador procura facilitar a comunicação e promover o entendimento.
O diferencial desta técnica de resolver conflitos com relação às demais existentes, é que o mediador não decide ou julga. Ao contrário, o que faz é dar poder aos envolvidos para que eles mesmos cheguem às soluções de forma consensual. Diferentemente da arbitragem, por exemplo, não é um terceiro estranho à relação que julgará quem está certo e quem está errado, pois os envolvidos terão autonomia para decidir.
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam: economia financeira e de tempo; reaproximação das partes; autonomia das decisões; informalidade; voluntariedade e confidencialidade, trazendo como benefícios a rapidez e efetividade de resultados; redução de desgaste emocional e de custo financeiro; garantia de privacidade e sigilo; comunicação facilitada; bem como a transformação e melhoria das relações.
Outro aspecto extremamente importante na mediação é o fato de que suas estratégias objetivam, além da resolução de conflito propriamente dito, a prevenção e a aprendizagem de novas maneiras de resolução de conflito promovendo um ambiente propício à colaboração, e possibilitando que relações possam perdurar de forma positiva.
A aplicabilidade da mediação abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos. Podem se beneficiar deste recurso, impasses políticos e étnicos (nacionais e internacionais), questões trabalhistas e comerciais, empresas, escolas, famílias, comunidades e instituições diversas.
Para mediar não basta possuir habilidades e técnicas específicas, é preciso dominar a difícil tarefa de se integrar emocionalmente com os outros.
Nesse sentido, alguns dos mais importantes atributos que o mediador de conflitos deve desenvolver é saber ouvir, demonstrar calma, interesse e respeito pelo que está sendo dito, atitude que vem aliada à capacidade de desenvolver empatia, ou seja, a facilidade em identificar e compreender afetos, percepções, intenções, problemas e interesse dos outros, de maneira sensível e apurada. Enfim, assumir uma postura imparcial, neutra e ética, atuando em conjunto com os envolvidos e conhecendo as complicadas relações interpessoais.
Apesar de todas essas vantagens, a falta de divulgação ainda faz com que este instrumento jurídico seja pouco conhecido no Brasil.
Conclui-se, portanto, que as organizações devem criar mecanismos adequados de capacitação de seus colaboradores, já que a negociação requer um profissional com tantas habilidades. E ainda, que as formas de divulgação da mediação sejam ampliadas no sentido de incentivar as pessoas no processo de adesão e utilização deste valioso instrumento de resolução de conflitos.
Torna-se uma prioridade nas organizações contemporâneas, terem em seus quadros, profissionais com perfil de negociadores, para fazer jus às exigências do mercado globalizado que requer uma maior velocidade e profissionalismo nas tomadas de decisões.
Para resolver possíveis litígios, um processo judicial pode se tornar bastante complicado devido aos diversos níveis de apelação até a sentença final, tornando-o lento demais, além do excesso de ações judiciais, a falta de estrutura dos fóruns e o alto custo.
Eis que surge a mediação como uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, transformando-os em oportunidade de crescimento e de mudança, e um potencial de formação pessoal para a resolução dos problemas profissionais e pessoais.
Em outras palavras, a mediação é um processo extrajudicial voluntário e confidencial onde um terceiro elemento neutro, imparcial e independente auxilia as partes envolvidas a alcançarem um acordo justo e mutuamente satisfatório. Um mediador procura facilitar a comunicação e promover o entendimento.
O diferencial desta técnica de resolver conflitos com relação às demais existentes, é que o mediador não decide ou julga. Ao contrário, o que faz é dar poder aos envolvidos para que eles mesmos cheguem às soluções de forma consensual. Diferentemente da arbitragem, por exemplo, não é um terceiro estranho à relação que julgará quem está certo e quem está errado, pois os envolvidos terão autonomia para decidir.
A mediação possui algumas características e princípios peculiares, entre os quais se destacam: economia financeira e de tempo; reaproximação das partes; autonomia das decisões; informalidade; voluntariedade e confidencialidade, trazendo como benefícios a rapidez e efetividade de resultados; redução de desgaste emocional e de custo financeiro; garantia de privacidade e sigilo; comunicação facilitada; bem como a transformação e melhoria das relações.
Outro aspecto extremamente importante na mediação é o fato de que suas estratégias objetivam, além da resolução de conflito propriamente dito, a prevenção e a aprendizagem de novas maneiras de resolução de conflito promovendo um ambiente propício à colaboração, e possibilitando que relações possam perdurar de forma positiva.
A aplicabilidade da mediação abrange todo e qualquer contexto de convivência capaz de produzir conflitos. Podem se beneficiar deste recurso, impasses políticos e étnicos (nacionais e internacionais), questões trabalhistas e comerciais, empresas, escolas, famílias, comunidades e instituições diversas.
Para mediar não basta possuir habilidades e técnicas específicas, é preciso dominar a difícil tarefa de se integrar emocionalmente com os outros.
Nesse sentido, alguns dos mais importantes atributos que o mediador de conflitos deve desenvolver é saber ouvir, demonstrar calma, interesse e respeito pelo que está sendo dito, atitude que vem aliada à capacidade de desenvolver empatia, ou seja, a facilidade em identificar e compreender afetos, percepções, intenções, problemas e interesse dos outros, de maneira sensível e apurada. Enfim, assumir uma postura imparcial, neutra e ética, atuando em conjunto com os envolvidos e conhecendo as complicadas relações interpessoais.
Apesar de todas essas vantagens, a falta de divulgação ainda faz com que este instrumento jurídico seja pouco conhecido no Brasil.
Conclui-se, portanto, que as organizações devem criar mecanismos adequados de capacitação de seus colaboradores, já que a negociação requer um profissional com tantas habilidades. E ainda, que as formas de divulgação da mediação sejam ampliadas no sentido de incentivar as pessoas no processo de adesão e utilização deste valioso instrumento de resolução de conflitos.
2 comentários:
olá.
Meu nome é Marcio Bezerra, sou nascido em Natal mas atualmente estou morando em Brasilia. sou estudante de Marketing e gostaria de sempre esta entranto em contato com seu blog, achei versatil e de muita utilidade principalmente para pessoas que como eu. meu email para contato e gbezer@hotmail
Parabéns pelo Blog!
Frequento o Sebrae há alguns anos e já me fiz valer de seus treinamentos (Empretec, Fluxo de Caixa, etc).
Hoje dirijo A AC Assessoria empresa de assessoria e consultoria na área de Segurança e Medicina do Trabalho.
Gostaria de saber como faço para fazer parte do "Blogs do Sebrae"?
Meu blog tem em média 3500 visitas semanais onde deixo a disposição dos leitores a legislação atualizada, bem como notícias referentes a área de Segurança e Medicina do Trabalho.
Tenho certeza que contribuirei muito para o "Mundo Sebrae"
Grato
Eng. Rodrigo
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