Foi-se o tempo em que as empresas pensavam apenas em multiplicar seus lucros, através da oferta de produtos de gosto e formato duvidosos, com a certeza de que havia uma clientela ávida para consumi-los sem maiores questionamentos.
Um novo momento se descortina, e quem dita as regras são os consumidores, que são os verdadeiros responsáveis pela corrida desenfreada das organizações para criarem ou adaptarem seus produtos às necessidades e desejos deste público cada vez mais exigente e diferenciado. A tão disseminada cultura de massa cede lugar à singularidade, onde cada ser humano deve ter seus gostos e preferências respeitados, seja na arte, nos esportes, nas diversões, na ciência, na cultura...Pessoas supostamente conservadoras, de repente surpreendem ao deixar a mostra suas preferências: esportes radicais, música, gastronomia, atividades que a princípio não têm nenhuma relação com a sua profissão, nem com a forma como são percebidas.
Prevalece o jogo dos desejos, e mais do que nunca, o uso da psicologia nos negócios se faz necessário. O grande desafio é como tratar de forma customizada, esse universo de pessoas cada vez mais esclarecidas que se avolumam num piscar de olhos, e ao mesmo tempo saber compatibilizar os desejos do consumidor, da empresa e dos colaboradores, pois o descompasso poderá ocasionar resultados antagônicos.
O mercado dá as pistas sobre o que quer consumir. Cabe aos empreendedores mais atentos, captar esses sinais e transformá-los em elementos concretos que supram as expectativas dessas pessoas, que querem ser tratadas de maneira personalizada, porque são de fato diferentes uma das outras.
O mercado dá as pistas sobre o que quer consumir. Cabe aos empreendedores mais atentos, captar esses sinais e transformá-los em elementos concretos que supram as expectativas dessas pessoas, que querem ser tratadas de maneira personalizada, porque são de fato diferentes uma das outras.
Refrigerantes que fazem emagrecer?? Pois é, feito a base de chá verde, cafeína e nutrientes de plantas, acelera o metabolismo e queima calorias. Embora a eficácia deste produto, ainda possa ser questionável, já é uma realidade para todo mundo ver e provar. Para que este projeto se concretizasse foi necessária uma leitura atenta do mercado formado por pessoas que estão preocupadas com a sua saúde e bem estar.
Antes de serem disponibilizados no mercado, os produtos devem passar por amplos estudos, quanto ao impacto causado aos consumidores com relação a satisfação dos seus desejos.
A tecnologia da informação tem sido uma grande aliada na busca do consumidor certo para o produto compatível as suas características pessoais. A indústria automobilística, por exemplo, já oferece sites onde as pessoas podem escolher carros com cores, funcionalidades, espaços, conforto, design, e outros detalhes de sua preferência. Os fabricantes de bicicleta têm seguido o mesmo caminho. Se você deseja criar sua própria camiseta ou tênis, de acordo com o seu estilo, pode escolher também através da internet de maneira fácil e rápida, e ainda com a vantagem de receber em sua própria residência. Pacotes de viagem para lugares fora do eixo tradicional, restaurantes oferecendo comidas exóticas para um público diferenciado, aulas de dança para executivos, e tantas outras alternativas que fogem do trivial.
Os departamentos de Marketing devem atentar para o fato de que embora pertencendo a um mesmo grupo profissional, familiar ou social, as pessoas podem ter gostos e rotinas diferentes. Isso não quer dizer que de uma hora para outra a empresa tenha que mudar completamente a sua missão sem que haja previamente um levantamento rigoroso e responsável desse público distinto.
Enfim, o produto/serviço não é apenas um produto/serviço, e sim um instrumento condutor da satisfação dos desejos de uma parcela cada vez mais exigente da população, que por sua vez não pode ser vista simplesmente como clientes ou consumidores, pois afinal de contas, aquela figura do outro lado do balcão, sempre foi e continuará sendo sua excelência o “ser humano”.
Antes de serem disponibilizados no mercado, os produtos devem passar por amplos estudos, quanto ao impacto causado aos consumidores com relação a satisfação dos seus desejos.
A tecnologia da informação tem sido uma grande aliada na busca do consumidor certo para o produto compatível as suas características pessoais. A indústria automobilística, por exemplo, já oferece sites onde as pessoas podem escolher carros com cores, funcionalidades, espaços, conforto, design, e outros detalhes de sua preferência. Os fabricantes de bicicleta têm seguido o mesmo caminho. Se você deseja criar sua própria camiseta ou tênis, de acordo com o seu estilo, pode escolher também através da internet de maneira fácil e rápida, e ainda com a vantagem de receber em sua própria residência. Pacotes de viagem para lugares fora do eixo tradicional, restaurantes oferecendo comidas exóticas para um público diferenciado, aulas de dança para executivos, e tantas outras alternativas que fogem do trivial.
Os departamentos de Marketing devem atentar para o fato de que embora pertencendo a um mesmo grupo profissional, familiar ou social, as pessoas podem ter gostos e rotinas diferentes. Isso não quer dizer que de uma hora para outra a empresa tenha que mudar completamente a sua missão sem que haja previamente um levantamento rigoroso e responsável desse público distinto.
Enfim, o produto/serviço não é apenas um produto/serviço, e sim um instrumento condutor da satisfação dos desejos de uma parcela cada vez mais exigente da população, que por sua vez não pode ser vista simplesmente como clientes ou consumidores, pois afinal de contas, aquela figura do outro lado do balcão, sempre foi e continuará sendo sua excelência o “ser humano”.
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