sábado, 22 de novembro de 2008

Idéia X Oportunidade


A idéia pode ser o princípio de tudo. Mas, quem disse que uma boa idéia, gera sempre uma boa oportunidade de negócios? Para que isso efetivamente seja possível, é preciso deixar aflorar um atributo indispensável se quiser fazer acontecer: a atitude. Quantas idéias aparentemente interessantes são descartadas antes mesmo de serem testadas, devido a inexistência de um objetivo claro que aponte onde se pretende chegar? Elas devem sim, ter um encontro marcado com as reais necessidades de um grupo de pessoas, de uma região, de uma cidade, quiçá de uma população inteira. Necessidades ainda não atendidas, que muitas vezes se confundem com desejos não realizados. Permitam me reportar ao estudioso Maslow, que em sua Teoria da Hierarquia das Necessidades, destacou que o ser humano é movido por fatores motivacionais, e as necessidades expostas em forma de pirâmide, vão sendo atendidas na medida em que são saciadas as mais básicas, a começar pelas fisiológicas (fome, sede, sono...), de segurança (lar, plano de saúde, emprego...), sociais (amor, afeto, pertencer a grupos, tribos, associações...), auto-estima (reconhecimento, confiança, respeito dos outros...) e por último a auto-realização (sentir-se valorizado e realizado). Entretanto, isso não quer dizer que pelo fato da auto-realização estar no topo da pirâmide, o indivíduo não possa retornar a sua base para satisfazer as demais necessidades, que embora tenham sido saciadas estão sempre retornando, num processo dinâmico.
A necessidade é vital. Já o desejo, é apenas vontade. Eu posso desejar adquirir um carro do ano, um iPhone, jantar num excelente restaurante ou viajar para Paris. Posso ainda desejar levar uma vida mais simples, sair dos grandes centros, morar no campo. Isso é uma opção minha. Realizo este desejo agora, ou postergo para o ano que vem? Nele exerço livre arbítrio.
Bem, mas deixando a teoria de lado, eu estava querendo mesmo era chegar nas oportunidades. Elas existem em todos os lugares, e se nós almejamos entrar para o mundo dos negócios, ou dar uma melhorada naquilo que já possuímos, é importante utilizarmos o nosso “radar pessoal”, identificando as falhas dos produtos e serviços já existentes no mercado, e buscando maneiras de melhorá-los ou criando outros que atendam ou surpreendam as pessoas naquilo que elas tanto necessitam quanto desejam.
Cabem aqui, então, doses de atitudes empreendedoras, como paciência, perseverança, dedicação, criatividade, busca de informação, muito estudo, espírito de equipe, paixão e sobretudo coragem. Acrescento ainda uma pitada de sorte: estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas. Com todos estes atributos, uma boa idéia certamente será transformada em uma excelente oportunidade.
Que tal experimentar??

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Passo a Passo para entrar no Second Life

Para que você possa se cadastrar no Second Life, é necessário cumprir algumas etapas:

1. Primeiramente, entre no site do Second Life -https://www.mainlandbrasil.com.br//;

2. Clique em “crie sua conta” (lado esquerdo da página);

3. Para criar o Avatar cadastre as informações necessárias, em seguida aguarde o e-mail de confirmação para acessar o Second Life;

Obs.: Guarde bem o nome, sobrenome e senha escolhidos para seu avatar. Esses dados serão fundamentais para o acesso ao programa.

4. Verifique a caixa de entrada de seu e-mail e clique no link para ativar sua conta;

5. Clique no botão de Download, para baixar o programa em seu computador;

6. Instalar programa;

7. Quando o Second Life já estiver instalado em seu computador, abra o programa, digite seu nome, sobrenome, senha e clique em conectar;

8. Você estará em uma ilha de suporte, onde poderá aprender algumas ferramentas do Second Life como voar, conversar, teletransportar, buscar no mapa, mudar de roupa, personalizar sua aparência, etc.

Dica: Procure a Ilha do Empreendedor. Lá você terá informações sobre os diversos produtos do SEBRAE, e poderá participar de eventos como palestras, cursos, fóruns, etc.

Configurações Mínimas PC
  • Conexão com Internet*: cabo ou DSL;
  • Sistema Operacional: Windows XP (Service Pack 2)ou Windows 2000 (Service Pack 4);
  • Processador: 800 MHz Pentium III, Athlon, ou superior;
  • Memória 256 MB ou superior;
  • Placa de vídeo**: nVidia GeForce 2, GeForce 4mx, ATI Radeon 8500, 9250 ou superior.

Configurações Recomendadas PC

  • Conexão com Internet*: cabo ou DSL;
  • Sistema Operacional: Windows XP (Service Pack 2);
  • Processador: 1.6GHz Pentium 4 ou Athlon 2000+ ou superior;
  • Memória: 512MB ou superior;
  • Placa de vídeo**: nVidia GeForce FX 5600, GeForce 6600, ATI Radeon 9600, X600 ou superior

Se seguir estes passos corretamente, não tem como dar errado. No começo, você vai quebrar um pouco a cabeça, ficar perdidinho, levar alguns tombos, quando tentar voar, mas não se preocupe, é tudo de mentirinha.

Boa Sorte e divirta-se, aproveitando ao máximo o que o Second Life tem para lhe oferecer.

Falando sobre Second Life

Há alguns dias minha curiosidade tem se voltado para conhecer esse universo tão propagado ultimamente, e que vem despertando o interesse de milhões de pessoas, e inúmeras empresas ao redor do mundo.
Confesso que estou apenas "engatinhando" neste tema, mas, já deu para coletar algumas informações que podem contribuir com aqueles que se mostrarem interessados. E como em palestra recente, prometi que iria postar algo a respeito em meu blog, pomessa cumprida. O importante é começar...o resto a gente aprende junto!!

Segundo a wikipedia (enciclopédia livre), o Second Life (também abreviado por SL) é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Lab. Dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual, ambiente de educação a distância ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida" que pode ser interpretado como uma "vida paralela", além da “vida real". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à "primeira vida", ou seja, à vida real do usuário, é "RL" ou "Real Life" que se traduz literalmente por "vida real". Além da comunicação escrita, é possível emitir sons pré-gravados, fazer gestos, empurrar, olhar (virar a cabeça, olhos e corpo), além de outras expressões corporais e o uso de objetos com dois ou mais personagens de uma vez. Os personagens são conhecidos por “AVATAR”.

Educação

Muitas universidades como a Anhembi-Morumbi, Mackenzie, a ESAB e a Unisinos já tentam ocupar seu espaço educacional nesse mundo virtual. A USP lidera um mega-projeto chamado de Cidade do Conhecimento 2.0, onde algumas universidades brasileiras e outras estrangeiras como Harvard e Oxford, exploram esse ambiente do ponto de vista educacional.
Várias empresas estão aproveitando para explorar suas marcas dentro do ambiente virtual. Além disso, a própria exposição da marca dentro do Second Life é uma grande vantagem para a empresa no mundo real.
Esse ambiente virtual tem recebido ultimamente muita atenção da mídia internacional, principalmente as especializadas em informática, pois o número de usuários cadastrados e também os ativos têm crescido significativamente, e ainda cresce em forma exponencial.

Propriedade e desenvolvimento do sistema

O Programa necessário para poder jogar pode ser obtido gratuitamente por qualquer pessoa interessada através de um download no site oficial do Mailand Brasil e ser executada num PC moderno. Ao começar a jogar o usuário precisa saber que ali é um ambiente surreal o qual as pessoas e a sua própria "segunda vida" não passa de um jogo, porém, devemos saber que não é porque é um jogo que se deve sair por aí fazendo o que der na cabeça.

Aparência geral e cenários

Os cenários em terceira dimensão são completamente interativos e variados, dependendo do desenho e gosto de quem criou cada região. Apesar do ambiente possuir um mapa global extenso, a distância não é um problema pois é possível voar, correr, abaixar-se, pular, se teletransportar, entre outros inúmeros gestos disponíveis.
Moeda Local

O Sistema possui uma moeda própria chamada Linden Dollar (também grafado como L$), levando o mesmo nome da empresa mantenedora (Linden), que obviamente não tem valor algum direto no "mundo real".
É possível comprar ou às vezes encontrar gratuitamente gestos, roupas, peles, formas de corpo e também facilmente trocar de sexo ou cabelo. Objetos também podem ser encontrados ou comprados: carros, casa, bola, vara de pescar, cadeira, quadros, revistas, jornais, motos etc.

O Brasil no Second Life

Em fevereiro de 2007 foi inaugurada a ilha Brasil SP Jardins, já com uma estrutura de portal comercial e de entretenimento e recheada de clientes do mundo real, tais como a Fecomércio, o Unibanco, Porto Seguro, PSDB, rádio 89 FM entre outros. Outra ilha que se destaca comercialmente para empresas reais é a Ilha Brasil Sul, inaugurada em julho de 2007, que tem dentre elas a sede do Senac-RS. Outros espaços brasileiros, também começaram a surgir, entre eles destacam-se Ilha Búzios, Ilha Help Brasil, Ilha Brasil Curitiba Batel, Ilha Brasília, Ilha Ribeirão Preto e Ilha RJ CITY e Ilha do Empreendedor (SEBRAE).

domingo, 9 de novembro de 2008

Mudar pra quê?


Dizem que em time que está ganhando, não se mexe. Mas será que isto pode ser considerado uma verdade absoluta? Pelo menos não é bem o que se constata quando olhamos para trás e verificamos quantas empresas se perderam pelo meio do caminho, tendo no seu comando pessoas que pensavam exatamente assim. É realmente grande a lista de organizações supostamente sólidas, que de uma hora pra outra sucumbem, por falta de planejamento, inovação, gestão competente, e principalmente por não escutarem o apelo dos consumidores mais exigentes, achando que o sucesso de ontem ou de hoje, vai lhes garantir um lugar no futuro.
Isso é válido também para os funcionários que fazem as organizações, quando de repente se vêem tendo que mudar suas atribuições, adquirindo novas responsabilidades. Há aqueles que enfrentam este fato como um reconhecimento, uma grande oportunidade de crescimento profissional, e abraçam como se fosse um presente de Deus. Porém há outros que ao perceberem que vão ter que sair da sua zona de conforto, já se imaginam em um grande conflito, interior e exterior, pois sentem que os velhos costumes estão sendo revistos, e novos desafios sendo apresentados. “Por que isto está acontecendo comigo?” É a pergunta mais freqüente nestes momentos, e costumam trazer consigo, a resistência a mudanças, tão comum nessas horas.
No mundo onde as transformações são o que há de mais definitivo, é necessário ficar em prontidão para quando a oportunidade surgir, o “estar preparado” pode não ser ainda uma realidade, mas que a coragem e a pré-disposição para mudar sejam os atributos que o destacam perante os demais membros da equipe. O conhecimento para a nova função muitas vezes só será adquirido após a capacitação, troca de experiências e principalmente com a prática. Aliás, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?
Portanto não custa nada lembrar daquele ditado que diz: “Há quatro coisas que não voltam nesta vida: a pedra depois de atirada, a palavra depois de proferida, o tempo depois de passado e a ocasião depois de perdida”.