sábado, 7 de fevereiro de 2009

Celebrar é Preciso

Quando falamos sobre empresas, a primeira coisa que vem na nossa mente é o lucro, seguido de tantos outros atributos, como vendas, mercado, metas, produtividade, concorrência, e as pessoas, que apesar do crescimento da automação, continuam sendo o coração de todo empreendimento.
O ciclo de vida das empresas passa por uma infinidade de realizações, seja a superação de metas, a criação produtos, a descoberta de novos mercados, as estratégias inovadoras para se atingir os objetivos, e uma gama de conquistas que merecem ser celebradas! Então, por que será que é muito mais fácil criticar o que deu errado, do que celebrar as vitórias? Quando o ambiente está sob controle, e tudo dando certo, costuma-se dizer "não é nada mais do que obrigação dos colaboradores". Mas se algo não saiu como deveria, apontam-se os culpados, e o crucificam.
É preciso sim, celebrar e compartilhar todas as alegrias e realizações, não só entre as equipes, mas sobretudo, que isso seja exaltado pelos próprios dirigentes, através do reconhecimento da importância que cada um representa para a organização, apoiando e estimulando a colaboração de forma equilibrada. E este equilíbrio necessita ser retroalimentado não apenas através dos benefícios formais, mas também através de uma palavra de incentivo, de um abraço ou aperto de mão, olho no olho. São pequenos gestos na sua essência, mas grandiosos no resultado que podem proporcionar. Estas atitudes não necessitam de dia nem hora para acontecer. Basta apenas um bom motivo.
Já está provado que a produtividade e a criatividade são diretamente proporcionais a alegria das pessoas no trabalho, e portanto, as empresas saudáveis devem incluir em suas metas as celebrações, comemorações, exaltações ou qualquer outra palavra que venha representar este gesto tão valioso.
Por falar nisso, você já celebrou algo importante hoje?
Tim-Tim!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Juniar, tudo bom?
Preciso da sua ajuda.

Gostaria de saber o que é preciso para montar uma imobiliaria e junto um escritório de recursos humanos. Obrigado
ronaldorodrigues@atacadao.com.br

Anônimo disse...

Bom dia, Ronaldo,

Primeiramente agradeço a confiança depositada e parabenizo pela iniciativa de buscar orientações. Esta é uma atitude importante no mundo dos negócios.
A atividade de imobiliária requer o conhecimento de uma legislação específica. O corretor de imóveis é o profissional especializado que deverá se responsabilizar pela transação comercial de imóveis, seja através da compra, venda ou locação para pessoas físicas ou jurídicas. A legislação exige que entre os sócios, pelo menos um seja corretor devidamente registrado.
Para ser corretor é necessário ser técnico em transação imobiliária. Mediante o certificado de conclusão do curso, o próximo passo é fazer o exame de proficiência exigido como requisito para obtenção de registro profissional junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Este registro é fundamental para quem quer abrir uma imobiliária.
Não entendi qual o motivo pelo qual você quer montar uma empresa com duas atividades completamente diferentes (imobiliária e escritório de recursos humanos). O interessante é focar na idéia principal, conhecer melhor o ramo onde vai atuar, para em seguida poder diversificar.
Não esqueça também daqueles detalhes indispensáveis, antes da constituição de qualquer negócio:
A busca por informações se constitui em uma das mais importantes iniciativas ao se pensar em montar um empreendimento, pois reduz riscos.
O tempo gasto inicialmente com o levantamento de dados, vai lhe dar maior segurança na hora da tomada de decisão.
Tem alguns pontos que devem ser considerados a princípio:
- A definição do público-alvo;
- Localização;
- Recursos físicos e financeiros disponíveis;
- Qual a sua vocação para esse tipo de negócio;
- Mercado consumidor, concorrente e fornecedor;
- Indicadores de resultados.

Tudo isso você poderá levantar utilizando uma ferramenta chamada Plano de Negócios, que vai definir a viabilidade do seu empreendimento e se a escolha da atividade é a mais adequada dentro da sua realidade.
Eu sugiro que acesse o portal www.sebrae.com.br, ou procure o SEBRAE mais próximo, para obter informações detalhadas sobre esta atividade. Lá você poderá receber orientações sobre plano de negócios, legislação, legalização de empresas, as principais linhas de crédito junto aos Bancos parceiros do SEBRAE, além de participar de palestras, cursos, consultorias, e assim ficar mais preparado para superar as dificuldades inerentes à abertura da sua empresa.

Boa Sorte!!

Juniar Ellyan