domingo, 7 de março de 2010

A Força das Alianças

A cada dia que passa as empresas assumem diferentes posturas buscando posicionamentos que viabilizem desempenho superior, considerando a dinâmica do ambiente competitivo na qual elas se inserem, e os seus clientes que estão muito mais exigentes. Coisas que antigamente eram difíceis de imaginar, hoje se tornam freqüentes no mundo dos negócios. Os acordos, negociações, fusões, parcerias, tornam-se palavras-chaves para se obter sucesso, ampliar e conquistar novos mercados. E a visão estanque de que uma empresa é apenas concorrente, ou apenas cliente, ou apenas fornecedora da outra, já é coisa do passado.
Uma parceria entre as gigantes mundiais em serviços, sistemas e soluções em TI, é apenas um dos inúmeros exemplos, de que o universo empresarial vem mudando. De um lado a Microsoft, que é líder no fornecimento de software, serviços e soluções em tecnologia da informação. Do outro lado a Novell, que começou fabricando computadores, e atualmente fornece serviços e softwares de infra-estrutura para milhares de empresas ao redor do mundo, oferecendo soluções abertas, seguras e globais.
Pois bem. Quem diria que após longos anos de concorrência e muita disputa pela hegemonia no mercado de software e soluções em tecnologia da informação, a Novell e a Microsoft atenderiam ao apelo do mercado, e as crescentes exigências dos clientes que queriam que o setor alcançasse uma melhor utilização e diálogo entre os sistemas operacionais? Uma série de acordos foram anunciados, incluindo a construção, comercialização e suporte conjuntos para novas soluções destinadas a melhorar a “interoperabilidade”, e oferecer recursos virtuais, a fim de que os produtos Microsoft e Novell (Windows e Linux)trabalhassem melhor em conjunto. Não é bacana? O objetivo principal desta parceria é prover os clientes, de soluções capazes de ajudar a simplificar as operações de TI. As companhias passaram a criar tecnologias que devem permitir aos clientes corporativos rodar Windows em ambientes críticos, que rodam em Linux e vice-versa. O bom é que esse contrato está focado na criação de uma ponte entre os modelos comerciais e de desenvolvimento e não na eliminação da concorrência no mercado. Continuarão a competir em vários campos, incluindo o de gerenciamento de desktops, identidades e segurança, além do gerenciamento de sistemas e recursos. Por fim, além de exercerem a função de fortes concorrentes redor do mundo, assumem também o papel de clientes e fornecedores nas atividades de pesquisa, criação de soluções em TI, produtos virtuais, pagamento de direitos autorais, marketing, treinamento e suporte de vendas.
Se até os gigantes estão pensando assim, imagine se as Micro e Pequenas Empresas, que representam 98% dos empreendimentos do Brasil, passarem a abrir os olhos para esse diferente contexto!!! Ganham os pequenos negócios, ganha toda a população que terá uma possibilidade muito maior de acessar produtos e serviços, e a economia do País se fortalece nesse novo ciclo virtuoso.

3 comentários:

Paulo Regis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Regis disse...

Gostei deste texto e estamos completamente de acordo com esta visão. Estamos fixando nosso foco no mundo do empreendedorismo e na tecnologia da informação. Buscando trazer artigos de interesse ao micro e pequeno empresário que busca inovação e lucratividade para sua oficina loja ou bazar.
Nos daria a permissão de reproduzir parte deste texto em nosso site. FAZENDO REFERENCIA A SUA AUTORIA E CLARO.
http://www.schw.com.br

marketing web disse...

Muito bom mesmo!!!! O mundo e as pessoas precisam desse otimismo que vc transmite!