sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mulheres que Fazem

Após anos e anos de comprovada competência na administração de um lar e no exercício de uma profissão, as mulheres cada vez mais alçam voos, superando novos desafios em busca da realização pessoal e profissional, em todos os campos e segmentos, desempenhando além das funções tradicionais, aquelas que antes eram exercidas apenas por homens. Cansadas de sofrer todo o tipo de discriminação, se entregam de forma ousada e aguerrida, como se quisessem provar para a sociedade e para elas mesmas, que são capazes de transformar todas as adversidades em oportunidades, nem que para isso tenham que encarar jornadas triplas de trabalho, para dar conta da casa, dos filhos, do marido, da beleza e da profissão. É a força da mulher suplantando todo o preconceito e quebrando paradigmas. As cenas que presenciei ontem à noite, na entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, são a prova inconteste do que estou falando. Este prêmio, que foi idealizado pelo Sebrae e teve seu início em 2004, tem como objetivo tornar públicas histórias de mulheres brasileiras, obstinadas, dedicadas e empreendedoras, que conseguiram quebrar barreiras e atingir patamares antes inimagináveis no mundo dos negócios. Pois é, seja na capital ou nos mais longínquos rincões, elas estão presentes, e muitas vezes nem se dão conta do extraordinário papel que representam na comunidade onde atuam. Na categoria proprietária de micro e pequenas empresas, Elizabeth Pereira, do Instituto Poliglota Fortaleza, Alexsandra Cavalcante, da Roupa e Companhia de Sobral, Doralice Batista, da Dora Cabelo e Corpo Fortaleza, acompanhadas pelas agraciadas na categoria de grupos de produção formais, Juvenildes Silva, da Associação dos Artesãos de Redenção, Maria Cândido, da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte e Margarida Marques, da Associação das Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar do Crato, são exemplos marcantes deste universo de mulheres que despontam como ícones de mudança e superação dos obstáculos inerentes ao mundo empresarial. Seus depoimentos emocionaram, serviram de inspiração e deixaram boquiabertos até mesmo os mais letrados presentes na platéia. E como se isso não fosse suficiente, ainda fomos brindados por um depoimento repleto de entusiasmo da conhecida e renomada jornalista, filósofa e escritora cearense, Adísia Sá, que no auge dos seus 80 anos, provou que a paixão, perspicácia e a visão de futuro, não são qualidades exclusivas de quem está começando sua trajetória. E que a sabedoria é para todos, porém só a conquista quem sabe ver a vida com olhos de eternos aprendizes.
Parabéns a todas essas mulheres que dignificam o seu nome, engrandecem a nossa terra e abrem passagem para aquelas que querem seguir os seus passos na busca de um futuro melhor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito deste evento e você conseguiu fazer uma sintese do que sentimos nesta noite. As historias destas mulheres que tornaram-se empresarias são exemplos para nosso país e que deveriam ser mutiplicados estes premios. Muitas pessoas no Ceará ainda não tiveram a oportunidade de ouvir a jornalista, Professora Adisia Sá mas tornei-me fã dela na ocasião em que ela foi ao SEBRAE no lançamento da primeira edição do livro Casos de Sucesso, 2007.Desta vez ,tive o prazer de ouvir a satisfação de alguns de nossos estagiarios que estiveram presentes neste evento tornando-se admiradores do talento da Prof. Adísia Sá.Gostaria de enviar para a coordenadora nacional do prêmio esta materia que você escreveu.

Katia Acioli disse...

Katia Acioli escreveu o comentario acima